Bush dirá ao papa que EUA deseja lei moral única para o mundo Caio Blinder: http://ultimosegundo.ig.com.br/opiniao/caio_blinder/2008/04/15/bento_16_estara_relativamente_em_casa_na_visita_aos_eua_1272554.html target=_topBento 16 estará relativamente em casa, na visita aos EUA Blog do Tiago Dória: http://www.tiagodoria.ig.com.br/2008/04/11/papa-no-youtube-irrita-igreja-catolica/Papa no YouTube irrita Igreja Católica " / Bush dirá ao papa que EUA deseja lei moral única para o mundo Caio Blinder: http://ultimosegundo.ig.com.br/opiniao/caio_blinder/2008/04/15/bento_16_estara_relativamente_em_casa_na_visita_aos_eua_1272554.html target=_topBento 16 estará relativamente em casa, na visita aos EUA Blog do Tiago Dória: http://www.tiagodoria.ig.com.br/2008/04/11/papa-no-youtube-irrita-igreja-catolica/Papa no YouTube irrita Igreja Católica " /

Bento 16 conversará sobre imigração com Bush

O Papa Bento 16, que chegou nesta terça-feira aos Estados Unidos, em visita oficial, disse, ainda a bordo do avião, que falará sobre imigração com o presidente George W. Bush, no encontro que ambos terão amanhã. http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/15/bush_dira_ao_papa_que_eua_deseja_lei_moral_unica_para_o_mundo_1273192.htmlBush dirá ao papa que EUA deseja lei moral única para o mundo Caio Blinder: http://ultimosegundo.ig.com.br/opiniao/caio_blinder/2008/04/15/bento_16_estara_relativamente_em_casa_na_visita_aos_eua_1272554.html target=_topBento 16 estará relativamente em casa, na visita aos EUA Blog do Tiago Dória: http://www.tiagodoria.ig.com.br/2008/04/11/papa-no-youtube-irrita-igreja-catolica/Papa no YouTube irrita Igreja Católica

Redação com agências internacionais |

                Clique aqui e veja o infográfico sobre a viagem do papa

Segundo o pontífice, que faz sua primeira visita oficial aos EUA, a maior economia do mundo deve "ajudar os países, dos quais as pessoas emigram, a se desenvolverem".

Bento 16, que celebrará na quinta-feira, em Washington, uma missa para a qual se esperada uma multidão de famílias de imigrantes latinos residentes nos EUA, disse ainda que é necessário "fazer todo o possível contra a precariedade e todas as violências, para que os imigrantes possam ter acesso a uma vida digna".

Um grupo de crianças de Los Angeles enviou uma carta ao papa pedindo para ele intervir no Congresso livrando os imigrantes ilegais com filhos americanos da deportação .

Estima-se que cerca de 12 milhões de pessoas, de acordo com cálculos conservadores, morem ilegalmente hoje nos Estados Unidos, a maioria procedente de países latino-americanos.

Escândalos de pedofilia

Durante o vôo, Bento 16 afirmou a jornalistas que o escândalo de pedofilia envolvendo sacerdotes católicos americanos foi "uma vergonha, que não deve se repetir". Esses casos, disse o pontífice, representaram "um grande sofrimento para os EUA, para a igreja e para mim, pessoalmente".

"Não entendo como puderam acontecer", acrescentou o papa, em declarações aos jornalistas que o acompanham no avião que o leva a visita aos EUA.

Visita histórica

O papa Bento 16 partiu nesta terça-feira de Roma para Washington, primeira etapa de sua viagem de seis dias aos Estados Unidos, onde se reunirá com o presidente George W. Bush e fará um discurso na assembléia geral da ONU. A viagem do pontífice terá um forte esquema de segurança .

Bento 16 é o terceiro papa a visitar os Estados Unidos, onde os católicos representam 22,6% da população. Antes dele, o papa Paulo 6° esteve em território americano em uma ocasião. João Paulo 2° foi sete vezes ao país.

Bento 16 foi recebido com grande pompa pelo presidente americano, George W. Bush nesta terça-feira, no primeiro dia da viagem oficial.

AFP

FJAF

Bush recebeu o papa pessoalmente na Base Aérea Andrews. O deslocamento de Bush até à base é uma exceção ao protocolo, já que normalmente o americano recebe os hóspedes apenas na Casa Branca.

"Quero render homenagem às suas convicções", disse Bush, em referência às idéias de Bento 16 sobre o relativismo moral, em entrevista à TV católica americana EWTN.

"Concordo com ele que existe o certo e o errado na vida e que o relativismo moral representa um perigo para uma sociedade baseada na esperança e na liberdade."

Bento 16 vai visitar Washington e Nova York, onde fará um discurso na sede das Nações Unidas e celebrará missa no Marco Zero, local onde ficava o World Trade Center, destruído nos atentados de 11 de setembro de 2001.

Em sua primeira viagem aos EUA, Bento 16 visitará a Casa Branca e celebrará duas missas em estádios, uma quinta-feira em Washington e outra no domingo em Nova York.

Bento 16 viajou em um avião Boeing 777 da companhia Alitalia, que decolou do aeroporto de Fiumicino, em Roma, às 12h local (7h de Brasília).

(*Com informações das agências EFE, AFP e da BBC)

Leia mais sobre: Bush - papa Bento 16

    Leia tudo sobre: bushpapa bento 16

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG