Bento 16 celebra neste Sábado de Aleluia a Vigília Pascal

No Vaticano, papa acendeu o Círio Pascual, símbolo de Cristo, para depois dar início à procissão com total escuridão do templo

EFE |

O papa Bento 16 celebra neste Sábado de Aleluia, na basílica de São Pedro do Vaticano, a Vigília Pascal, onde acontecerá os sacramentos do Batismo, a Confirmação e a Primeira Comunhão de oito adultos da Itália, Albânia, Eslováquia, Alemanha, Turcomenistão, Camarões e Estados Unidos. Cerca de 10 mil pessoas assistem ao ritual.

Veja imagens da Semana Santa celebrada pelo mundo

AP
Papa celebra a Vigília Pascal na basílica de São Pedro do Vaticano

A Vigília Pascal ou "Lucernario" é um dos ritos mais antigos da liturgia e se celebra na noite do Sábado de Aleluia. Santo Agostinho chamou a data de "mãe de todas as vigílias", em alusão à espera da Ressurreição do Filho de Deus.

A cerimônia começou no átrio da basílica vaticana, onde Bento 16 abençoou o fogo novo e acendeu o Círio Pascual, símbolo de Cristo. O papa também realizou uma incisão sobre o círio pascal, gravando uma cruz e o número do ano 2012, e pronunciou em latim: "Christus heri et hodie, Principium et Finis, Alpha et Omega, ipsius sunt tempora et saecula. Ipsi gloria et imperium per universa aeternitatis saecula" (Cristo ontem e hoje, princípio e fim, alfa e ômega. A Ele pertence o tempo e os séculos, a Ele a glória e o poder por muitos e muitos séculos).

Depois, foi iniciada a procissão para o altar maior, com total escuridão no templo, iluminado pouco a pouco com as velas de milhares de pessoas, acesas uma a uma a partir da chama do Círio Pascal.

Chegando ao altar, foram acesas todas as luzes que destacam a beleza da basílica. Neste momento começou o canto do Exultet, ou proclamação pascal, um percurso sintético da história da salvação. Após a "liturgia da luz" se celebrarão a da palavra e a batismal.

Seguindo a tradição da Igreja, os catecúmenos - adultos que aspiram ao batismo - eram batizados na noite da Vigília Pascal. Dessa forma, Bento 16 administrará os três sacramentos da iniciação cristã aos oito catecúmenos adultos. Trata-se de três homens e cinco mulheres entre os 23 e 46 anos. Durante a missa se usaram os idiomas espanhol, italiano, francês, inglês, alemão e latim.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG