Washington, 18 dez (EFE).- O ator e diretor Ben Affleck participou da Operação Gratidão, uma campanha para enviar pacotes às tropas americanas no exterior, para que sintam o calor do Natal, informou hoje o Departamento de Defesa.

Affleck esteve o fim de semana no National Guard Armony em Van Nuys, na Califórnia, junto com outros mil voluntários enchendo diversos objetos que empresas, ONG, particulares e parentes enviam aos militares americanos.

Durante o evento, o ator ressaltou a importância de agradecer às tropas por seu trabalho, especialmente no Natal, quando estão mais longe de sua casa e de seus entes queridos.

O objetivo é enviar artigos como discos, cartões de telefone de pré-pagos, livros ou luvas e cachecóis para que, mesmo a milhares de quilômetros, os soldados se sintam próximos aos familiares e recebam o carinho de outras tantas pessoas anônimas que querem reconhecer seu trabalho, segundo o Pentágono.

"Cada um destes pacotes é um reconhecimento da imensa generosidade do povo americano e, definitivamente, uma homenagem a nossos valentes homens e mulheres de uniforme que inspiram cada um de nós", disse a fundadora da Operação Gratidão, Carolyn Blashek.

Milhares de voluntários enchem, etiquetam e transportam em cadeia milhares de pacotes para os soldados no exterior.

Este ano, além disso, segundo o diretor de operações, Charlie Othold, se conseguiu um recorde ao superar os 400 mil pacotes.

"Este número significa o envio de 20 milhões de artigos, mais de 1 milhão de quilos e US$ 40 milhões em produtos, um recorde em todos os envios que fez a 'Operação Gratidão' às tropas no exterior desde 2003", disse.

Nesta campanha também participaram outras personalidades conhecidas como a atriz e modelo Kathy Ireland e os protagonistas da série "Days of Our Lives" Jay Kenneth Johnson e Leanne Hunley.

Ireland agradeceu aos voluntários por sua "extraordinária dedicação e trabalho duro" em um ato no qual a cidade de Los Angeles entregou um cheque no valor de US$ 11 nil como contribuição à operação. EFE elv/jp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.