Belo Horizonte sediará em abril projeto de Mercocidades

Montevidéu, 3 fev (EFE).- O Mercocidades, bloco formado por 213 cidades do Mercosul, anunciou hoje a terceira edição do projeto Inova, um programa cujo principal objetivo é aprofundar a coesão social na região, que será realizado em Belo Horizonte entre os dias 19 e 23 de abril.

EFE |

O projeto, iniciado em março de 2009 com o apoio da União Europeia (UE), pretende até 2012 formar 108 representantes das cidades do Mercosul que formam a rede na gestão de projetos e programas nesses âmbitos.

Até agora, em suas duas edições anteriores, o projeto formou 18 representantes regionais em temas como a inovação e a inclusão social, "dois conceitos muito unidos", afirmou o prefeito de Montevidéu, Ricardo Erlich durante o anúncio do projeto.

O programa visa a "fortalecer o protagonismo local" nos processos de "integração social, igualdade de gênero, participação e cooperação", apontou a diretora do Inova, Daiana Ferraro.

Este primeiro ano do projeto foi, além disso, objeto de um relatório no qual se analisaram suas conquistas e desafios na hora de perseguir o a união de "um Mercosul integrado", destacou o autor do texto, Rubén Geneyro.

O documento, que estuda e define o comportamento dos Governos locais na integração produtiva do Mercosul, apresenta uma série de "recomendações" para conseguir a coesão.

Essa edição do projeto se estende a especialistas de todas as cidades que fazem parte do Mercocidades. EFE sgm/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG