Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Belém pronta para comemorar o Natal

Belém, cidade do nascimento de Jesus segundo a tradução cristã, reencontrou nos últimos dias a alegria de celebrar o Natal, graças ao retorno em massa dos peregrinos desde o início do ano.

AFP |

"Todos os hotéis, todas as categorias de hotéis, estão lotados, com três mil quartos ocupados", destacou Samir Hazboun, presidente da Câmara de Comércio e da Indústria da região de Belém, na Cisjordânia, que conta 185.000 habitantes, dos quais 20.000 a 25.000 cristãos, segundo estimativas palestinas.

Bonecos de neve e um Papai Noel inflável enfeitam as fachadas das lojas de souvenirs. Em frente a uma delas, o Papai Noel é um gigante de 4 metros de altura. Os hotéis estão decorados com luzes e pinheiros sintéticos cobertos de bolas e falsa neve.

"Este ano é o melhor desde 2000. Em 2008, recolhemos mais de um milhão de turistas apesar das dificuldades políticas que enfrentam", destacou Hazboun.

"Isto tem um impacto considerável sobre a situação econômica da cidade. O turismo se tornou o primeiro setor econômico de nossa região", acrescentou. O desemprego que atingia 45% da população ativa em 2002-2003 caiu para 23%."

Desde 2007, os turistas estrangeiros reencontraram o caminho para Belém, que registrou baixa dramática depois de outubro de 2000, em razão das violências da segunda Intifada.

Este ano, restaurantes, hotéis, lojas de souvenirs e também empresas de ônibus e guias, ou seja todos os que trabalham no setor turístico, comemoram o bom momento.

Além disso, a Igreja Santa Catarina se prepara para a tradicional missa do galo, à meia-noite de 24 de dezembro, acompanhada em todo o mundo católico.

afp/lm/sd

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG