Beber muita água não traz vantagens para saúde, revela estudo

Beber água para matar a sede é suficiente para se manter saudável e nada indica que o aumento do consumo de água seja benéfico para o organismo, indica um estudo divulgado esta semana no Journal of the American Society of Nephrology.

AFP |

"Há uma escassez geral de análises" relacionadas às vantagens que os órgãos podem obter com um consumo de água maior, consideram os autores do relatório.

Nenhum resultado científico justifica a recomendação comumente admitida para que as pessoas bebam 1,5 litro de água por dia, destacam Dan Negoianu e Stanley Goldfarb da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia.

Os pesquisadores se interessaram por vários estudos que afirmam que o consumo de água melhora a filtragem de toxinas pelos rins. "A pergunta é: beber mais água aumenta esta função normal e importante dos rins? A resposta é não. De fato, surpreendentemente, isto tende a reduzir a capacidade dos rins de funcionar como um filtro", disse Goldfarb à rádio norte-americana NPR.

A água é muitas vezes apresentada como importante para uma dieta. Negoianu e Goldfarb reconhecem que beber mais água faz com que as pessoas se sintam saciadas e isso reduz seu apetite. Mas nenhum estudo clínico demonstrou os efeitos da água sobre a manutenção do peso, acrescentam.

Copos extras de água também não ajudam a melhorar a cor da pele, nem a diminuir as dores de cabeça. Nenhum estudo conseguiu provar estas hipóteses, segundo estes pesquisadores.

O alto consumo de água é justificado apenas em casos extremos: atletas, pessoas que vivem em um ambiente quente e seco ou pessoas que sofrem de algum problema particular.

"Mas a maioria das pessoas não deveria fazê-lo. Devem beber água simplesmente quando tiverem sede", aconselha Goldfarb.

str/dm/LR

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