Bebê indiano se torna o mais jovem a receber transplante de fígado

Nova Délhi, 8 out (EFE) - Um bebê de sete meses se transformou no paciente mais jovem da Índia a se submeter, com sucesso, a uma operação de transplante de fígado, informou hoje uma fonte médica.

EFE |

Segundo a fonte, citada pela agência "PTI", o pequeno Sivojit Paul foi operado durante 16 horas por uma equipe de 20 médicos no hospital Indraprastha Apollo de Nova Délhi.

O bebê foi internado no centro médico quando tinha apenas seis meses devido a uma atresia biliar, uma doença que bloqueia os condutos biliares impedindo a passagem de bílis do fígado ao intestino.

Durante a operação, os médicos tiveram que extrair partes do fígado do pai do bebê, Indrajit Paul, e transplantá-las, em seguida, no corpo do pequeno Sivojit.

"Seu caso foi o maior desafio para nós devido à sua pequena idade e à deterioração de sua saúde", explicou o pediatra especializado em gastroenterologia Anupam Sibal.

Um transplante com estas características é recomendável só em pacientes de idade superior a um ano, mas a gravidade do estado de Sivojit forçou os especialistas a fazer a operação.

"Por ser a operação de fígado a única via para salvar o bebê, decidimos seguir em frente, apesar do risco", afirmou o chefe da equipe de médicos encarregada da cirurgia, Subhash Gupta. EFE jrc/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG