BCE inicia debate sobre manutenção dos juros

Frankfurt (Alemanha), 6 ago (EFE).- O conselho do Banco Central Europeu (BCE) começou hoje em Frankfurt sua reunião de política monetária, em que espera-se que mantenha a taxa básica de juros em 1%, um nível historicamente baixo.

EFE |

Analistas acreditam que o principal órgão executivo do BCE deve deixar inalterada a taxa básica para suas operações de refinanciamento, já que os últimos dados econômicos mostram certa melhora na atividade econômica.

O BCE adotará, por enquanto, uma postura de esperar e ver os efeitos das medidas que adotou até agora na concessão de créditos a bancos comerciais. Vários membros do conselho da Presidência do banco deixaram clara essa posição nas últimas semanas.

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, lembrou reiteradamente aos bancos comerciais sua responsabilidade de seguir emprestando dinheiro a juros apropriados e volumes adequados.

A reticência dos bancos em conceder empréstimos é um fator de risco para a recuperação econômica da zona do euro, que sofre uma forte depressão, a pior desde a Segunda Guerra Mundial.

Hoje também se reúne o banco central da Inglaterra, que deve manter a taxa básica de juros em 0,5%.

O BCE divulgará a decisão sobre os juros às 8h45 (Brasília) em Frankfurt.

A partir das 9h30 (Brasília), Trichet dará uma entrevista coletiva na sede do BCE sobre detalhes das deliberações do principal órgão executivo do banco europeu. EFE aia/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG