BC britânico pode fazer maior corte do juro em 15 anos nesta 5a

Por Sumeet Desai LONDRES (Reuters) - O Banco da Inglaterra pode anunciar nesta quinta-feira o maior corte já promovido na suas taxa básica de juro em 15 anos, à medida em que aumenta o medo de que a Grã-Bretanha pode estar caminhando em direção a uma longa e penosa recessão.

Reuters |

Diante de diversas evidências de que a economia está se encolhendo de maneira acelerada, os mercados financeiros precificavam que o juro deve ser cortado em 0,75 ponto percentual na reunião que termina por volta das 10h (horário de Brasília).

Dez de 62 analistas consultados pela Reuters esta semana projetaram um corte de um ponto percentual na taxa, que atualmente está em 4,5 por cento. Um corte de 0,50 ponto percentual já é considerado como um fato.

"Há muito pouca dúvida na cabeça das pessoas sobre se haverá ou não um corte da taxa. A verdadeira pergunta é apenas em quanto", afirmou Hetal Mehta, conselheiro econômico sênior da Ernest and Young.

Mehta aposta num corte de 100 pontos-base.

O Comitê de Política Monetária do BC britânico nunca fez um corte dessa magnitude desde que foi criado, 11 anos atrás. A última vez que os custos dos empréstimos foram reduzidos de maneira tão acentuada em um único dia foi em 1993.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG