Zona do euro cresce apenas 0,1% no 4º trimestre de 2009

Dados divulgados nesta sexta-feira mostram que a economia da zona do euro teve um crescimento menor do que o esperado no último trimestre do ano passado, graças em grande parte ao fraco desempenho da Alemanha, a maior economia da Europa. Segundo a agência de estatísticas da União Europeia, a economia da zona do euro cresceu apenas 0,1% no último trimestre do ano passado em relação ao trimestre anterior e caiu 2,1% em relação ao último trimestre do ano anterior.

BBC Brasil |

Os dados da zona do euro foram divulgados após a publicação, também nesta sexta-feira, dos dados do desempenho da economia alemã, que teve crescimento zero no último trimestre do ano, e da França, que cresceu 0,6% no período em relação ao terceiro trimestre de 2009.

Com o resultado no último trimestre do ano passado, a economia da zona do euro retraiu 4% em 2009.

A zona do euro engloba os 16 países da União Europeia que utilizam a moeda única.

Estímulo
Os novos dados mostram que a economia dos países europeus ficou estagnada apesar dos bilhões de euros destinados a pacotes de estímulo e das baixas taxas de juros estabelecidas pelo Banco Central europeu.

Para muitos analistas, sem essa ajuda o desempenho econômico europeu poderia ter sido ainda pior.

Os dados mostram ainda que a Europa parece ainda não ter entrado num período de recuperação econômica como o verificado em outras partes do mundo.

A economia americana, epicentro da crise em 2008, cresceu 1,4% no último trimestre do ano em relação ao trimestre anterior, e 0,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG