Vala com centenas de corpos é encontrada na Sérvia

No local, haveria cerca de 250 corpos de albaneses de Kosovo; acredita-se que vítimas teriam sido mortas no conflito de 1998-1999

BBC Brasil |

AFP
Pessoa mostra foto aérea de vala comum durante coletiva em Belgrado
Uma vala comum, supostamente contendo os corpos de cerca de 250 albaneses de Kosovo, foi encontrada na Sérvia, informou à BBC a promotoria do tribunal que investiga crimes de guerra no país.

Segundo a promotoria, a informação teria vindo da missão policial da União Europeia em Kosovo (Eulex) e a Sérvia estaria enviando investigadores ao local.

Acredita-se que as vítimas teriam sido mortas durante o conflito de 1998-1999, quando forças sérvias combateram rebeldes da etnia albanesa de Kosovo que lutavam pela independência da então província sérvia.

A vala está localizada na cidade de Raska, perto da fronteira com Kosovo, que declarou independência em 2008. Há algum tempo se suspeitava da existência de uma vala comum na região. Dois anos atrás, investigadores fizeram buscas no local, sem sucesso.

Em 2001, na Sérvia foram encontradas várias valas com mais de 800 cadáveres de albano-kosovares assassinados durante a guerra do Kosovo.

Essas valas foram achadas na Sérvia meses depois da queda do regime de Slobodan Milosevic, que foi acusado então pelas novas autoridades reformistas de tentativas de encobrir os assassinatos de albaneses no Kosovo.

*Com EFE

    Leia tudo sobre: SérviaKosovovala comum

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG