Um terremoto de 6 graus de magnitude causou a morte de pelo menos 57 pessoas no leste da Turquia e deixou quase 100 feridos, de acordo com o canal de TV estatal TRT.

O tremor atingiu o vilarejo de Basyurt, na província de Elazig às 04h32 da madrugada desta segunda-feira, hora local. Foram registrados mais de 40 tremores secundários.


Turcos buscam sobreviventes sob escombros na cidade de Okcular / AP

Vários outros vilarejos foram atingidos, segundo as autoridades locais - um deles teria sido quase totalmente destruído, já que todas as construções eram feitas de tijolos de argila de baixa qualidade.

Equipes de emergência já chegaram a todos os locais afetados e o Crescente Vermelho - nome dado à Cruz Vermelha nos países islâmicos - da Turquia já começou a erguer acomodação temporária para ajudar os desabrigados durante o rigoroso inverno.

Acredita-se que várias pessoas ainda estejam presas sob os escombros. As autoridades pediram aos moradores que não tentem retornar às suas casas.

A Turquia está localizada em uma zona de instabilidade geológica. O último grande terremoto a atingir o país ocorreu em 1999, ao leste de Istambul, e causou a morte de mais de 17 mil pessoas.

Na época, especialistas apontaram a má qualidade das construções como principal razão para o alto número de mortes.


Leia mais sobre terremoto

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.