Taleban ataca base da Otan no Afeganistão

Segundo porta-voz da Organização do Tratado do Atlântico Norte, atentado não deixa vítimas fatais entre membros do órgão

BBC Brasil |

selo

Insurgentes do Taleban atacaram nesta quarta-feira um aeroporto onde fica uma base da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no leste do Afeganistão. Vários insurgentes foram mortos no ataque, que ocorreu nos arredores de Jalalabad, perto da fronteira com o Paquistão.

Os militantes atacaram as instalações vindos de várias direções, explodiram um carro-bomba e usaram granadas lançadas por foguetes.

Um porta-voz da Otan disse, no entanto que o perímetro da base não tinha sido atingido e que não há relatos de vítimas entre os funcionários da organização.

Reuters
Fumaça de explosão é vista de base atacada Afeganistão

Ataques sofisticados

O ataque é mais um exemplo dos métodos cada vez mais sofisticados do Taleban, segundo o correspondente da BBC em Cabul, Quentin Sommerville. Esse tipo de operação está ficando mais comum, e costuma resultar em várias mortes de civis e militares.

Desde o começo do mês, cem membros da Otan foram mortos no Afeganistão, tornando junho o mês mais violento para a aliança desde a invasão do país, em 2001.

O Exército afegão está realizando uma operação na região, perto de Kunar, onde 600 soldados estão tentando capturar cerca de 250 insurgentes que teriam ligações com a rede Al-Qaeda.

A base da Otan em Jalalabad é uma das maiores da organização no país, atrás apenas das bases em Kandahar, no sul e Bagram, perto da capital Cabul. As outras duas bases também foram atacadas por militantes em meses recentes.

    Leia tudo sobre: TalebanAfeganistãoOtanatentado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG