Sueco é preso ao tentar construir reator nuclear em casa

Desempregado, que realizava experimentos nucleares na cozinha de sua residência, disse que construção de reator era passatempo

BBC Brasil |

selo

Um desempregado sueco foi preso por tentar construir um reator nuclear dentro de casa. Richard Handl, que vinha realizando experimentos nucleares na cozinha de seu apartamento, disse que tentava construir um reator como forma de passatempo.

Handl contou à BBC que tinha estoques de elementos rádio, amerício e urânio em sua residência quando foi preso por posse não autorizada de material nuclear. Ele afirmou que tentava descobrir se era possível fazer a divisão de átomos de forma caseira.

''Sempre me interessei por física nuclear e resolvi fazer uma experiência para ver como realmente funciona, para construir um reator nuclear'', afirmou. ''Tenho um contador Geiger para medir os níveis de radiação e estava tudo sob controle. Não é tão perigoso'', comentou.

No entender de Landl, ''se tivesse conseguido dividir um átomo, os níveis de radiação teriam sido elevados, mas apenas um pouco''. Handl comprou os materiais radiativos por meio do site de compras E-bay.

Ele próprio alertou as autoridades suecas em uma carta para o Departamento de Fiscalização Nuclear. ''Mandei a carta para perguntar se (o experimento) era legal. Então, eles resolveram vir ao meu apartamento para testar os níveis de radiação.''

Handl contou que não sabe se será processado por conta do incidente. Por precaução, ele afirmou na entrevista à BBC que a partir de agora passará a se concentrar ao ramo teórico da física nuclear e evitará a parte prática.

    Leia tudo sobre: reator nuclearsuéciae-bay

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG