Rainha da Espanha presenteia o papa com escultura brasileira

Imagem de Nossa Senhora Almudena foi criada por carioca Yolanda D'Augsburg sob encomenda da família real espanhola

BBC Brasil |

selo

Uma escultura feita por uma artista brasileira com pedras semipreciosas do Brasil foi dada como presente pela realeza espanhola ao papa Bento 16 nesta sexta-feira em Madri. A peça da escultora carioca Yolanda D'Augsburg foi entregue pela rainha Sofia ao religioso em cerimônia no palácio da Zarzuela.

A escultura de 70 centímetros é uma reprodução de Nossa Senhora Almudena, padroeira de Madri, com o Menino Jesus nos braços. Ela foi encomendada pela rainha, é de prata e na coroa tem ametistas e águas-marinhas brasileiras.

A artista, que não esteve presente na recepção no palácio, diz ter recebido a encomenda no mês de abril e a entregou em julho. O rei Juan Carlos entregou a Bento 16 um livro histórico de cantigas galegas e portuguesas do antepassado no trono, o rei Alfonso 10º, o Sábio.

João Paulo 2º

A artista plástica afirma ter entregue a peça pessoalmente à rainha e disse que a monarca se emocionou ao ver a imagem, e que achava que o papa iria gostar muito da surpresa. "Ela ficou emocionada imaginando a reação do papa. Estava convencida de que ele adoraria o presente", afirmou a escultora à BBC Brasil.

A padroeira de Madri foi a primeira obra de arte de Yolanda D'Augsburg para o papa Bento 16. Ela já havia criado três peças para João Paulo 2º, para visitas anteriores à Espanha, sempre sob encomenda da família real do país.

"Nos conhecemos há mais de 30 anos. Temos uma relação familiar longínqua que começou a dar frutos em 1982. Na época me pediram uma obra para presentear o papa e fiz uma imagem de Santa Teresa de Ávila", diz a artista.

"Na visita seguinte de João Paulo 2º, que foi a Santiago, (a rainha) me encomendou outra, e fiz a de Santiago de Compostela em 1989. Depois, ele foi a Sevilha em 1993 e eu fiz a Madona (Virgem Maria)", diz.

    Leia tudo sobre: papaespanhamadriigreja católicacatólicos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG