Rainha abre ano parlamentar britânico

Ritual é a única ocasião em que a presença da rainha, que tem papel apenas figurativo, é permitida dentro do Parlamento

BBC Brasil |

AP
Rainha Elizabeth 2ª lê as diretrizes do governo britânico durante a abertura do ano legislativo no Parlamento
Num ritual que se repete anualmente há mais de 500 anos, a rainha Elizabeth 2ª participou nesta terça-feira da cerimônia de abertura do ano legislativo no Parlamento britânico, em Londres.

Em seu 59º ano como monarca, ela repetiu o trajeto entre o palácio de Buckingham e o Parlamento, em Westminster, para ler o documento com as prioridades do governo britânico para o próximo ano.

Esta foi a primeira cerimônia de abertura do Parlamento com o novo governo, formado por uma coalizão entre os Partidos Conservador e Liberal Democrata, e que tomou posse há duas semanas.

Os líderes dos dois partidos, o primeiro-ministro David Cameron e o vice-premiê Nick Clegg, acompanharam a leitura da rainha lado a lado.

O documento, preparado pelo novo governo, estabelece a redução do déficit público e a recuperação do crescimento econômico como prioridades para o próximo ano.

Ele também delineou os planos para estabelecer um limite anual no número de imigrantes de fora da União Europeia e as propostas para uma reforma parlamentar e política.

A cerimônia anual é a única ocasião em que a presença da rainha, que tem papel apenas figurativo, é permitida dentro do Parlamento britânico.

Assista ao vídeo:

    Leia tudo sobre: Grã-BretanharainhaElizabeth 2ª

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG