Paquistanês narrou ataque que matou Bin Laden no twitter sem saber

Ataque foi narrado no site de microblogging em tempo real por um consultor de informática paquistanês

BBC Brasil |

selo

Bem antes de a morte do líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, ser noticiada pela mídia ou confirmada pelo presidente Barack Obama, Sohaib Athar, um morador de Abbottabad de 33 anos, descreveu em tempo real, no Twitter, o ataque que acontecia a alguns quilômetros de sua casa.

Por volta de 1h da manhã desta segunda, horário local (17h de domingo no horário de Brasília), ele disse no Twitter que um helicóptero sobrevoava a região, algo raro, segundo ele. Em seguida, ele descreveu "uma explosão capaz de sacudir janelas" e disse: "espero que isso não seja o começo de algo desagradável".

Pouco tempo depois, Athar disse que os relatos online eram de que os helicópteros que sobrevoavam o local não eram paquistaneses. Ele então fez a seguinte observação: "Engraçado, mudar para Abbottabad fazia parte da estratégia de 'ficar seguro'". Athar teria deixado sua cidade natal, Lahore, e se mudado para a cidade - que abriga uma academia militar - para escapar da violência. Em seguida, ele postou um mapa com a localização aproximada da explosão.

Quando veio à tona a notícia de que Osama Bin Laden havia sido morto no ataque, Athar começou a juntar e-mails que estava recebendo da imprensa e se descreveu no Twitter como "o cara que blogou ao vivo o ataque contra Osama sem saber".

Em entrevista à BBC, Athar disse que está sendo inundado por pedidos de entrevista e e-mails vindos de várias partes do mundo. Ele também disse não estar surpreso por ser o único a ter escrito sobre os acontecimentos em tempo real. "Eu venho twitando há 5 ou 6 anos e tenho twitado sobre Abbottabad porque ninguém fala sobre o lugar. Na verdade, ninguém aqui usa twitter. Todo mundo usa o Facebook."

    Leia tudo sobre: morteobamaEUAinternacionalosama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG