Nove chineses são resgatados em mina inundada

A imprensa chinesa afirmou neste domingo que nove mineiros foram resgatados de uma mina de carvão que inundou na semana passada. Pelo menos 153 pessoas estavam presas.

BBC Brasil |

A mina, na Província de Shanzi, inundou no domingo passado , depois que os mineiros quebraram uma parede que dava acesso a um túnel abandonado.

AP
Sobrevivente é carregado para ambulância após ficar preso por sete dias em mina que inundou em 28 de março de 2010

Sobrevivente é carregado para ambulância após resgate


Pelo menos 3 mil pessoas trabalham dia e noite para tentar retirar a água no local onde as pessoas estão presas.

Um a um, os mineiros salvos foram sendo retirados e colocados em ambulâncias, em meio à grande festa de jornalistas e equipes de resgate no local.

Alguns deles estavam em estado muito fragilizado e tiveram seus rostos cobertos para proteger os olhos, já que eles passaram uma semana sem ver luz.

Sinal

Milhares de pessoas ajudaram a bombear a água da mina, que estava em construção . As equipes de resgate ganharam novo ânimo na sexta-feira, quando ouviram o som de alguns mineiros batendo em um dos canos - o que indicava que eles ainda estavam vivos.

AP
Paramilitares chineses marcham perto de ambulâncias estacionadas ao lado de mina

Paramilitares chineses marcham perto de ambulâncias perto de mina


As equipes mandaram canetas, papel, comida e bebida pelos canos, mas não houve nenhum outro sinal dos mineiros no sábado.

Mais de cem pessoas conseguiram escapar da mina inundada no domingo passado, quando houve o acidente, mas outros 153 ficaram presos. As equipes de resgate acreditam que eles estão presos em mais de nove locais diferentes na mina.

A China possui algumas das minas de carvão mais perigosas do mundo. A economia do país depende muito do carvão. A maioria dos acidentes é atribuída à falta de segurança das instalações.

Segundo estatísticas oficiais, 2.631 mineiros morreram em 1.616 acidentes em 2009 na China, uma queda de 18% em relação ao ano passado.

Leia mais sobre China

    Leia tudo sobre: china

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG