Iraque anuncia aumento de 24% nas reservas de petróleo

Mesmo com o aumento, país do Oriente Médio permanece como o quarto do mundo em volume de reservas conhecidas

BBC Brasil |

selo

O governo do Iraque anunciou nesta segunda-feira que as reservas de petróleo do país aumentaram em 24% em relação ao balanço anterior, feito antes de o presidente Saddam Hussein ter sido afastado do poder, em 2003.

O ministro do Petróleo, Hussein Al-Shahristani, disse em uma coletiva em Bagdá que as reservas do país agora somam 143 bilhões de barris. Antes, elas eram estimadas em torno de 115 bilhões de barris.

Mesmo com o aumento, o Iraque permanece como o quarto país do mundo em volume de reservas conhecidas, atrás de Arábia Saudita, Canadá e Venezuela – segundo dados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e do governo americano.

Segundo Al-Shahristani, o país conseguiu chegar aos novos números com a ajuda de companhias internacionais de petróleo.

Novos campos

"O número vai aumentar quando nós estudarmos e descobrirmos novos campos de petróleo e desenvolvermos novas técnicas. Existem vários campos de petróleo ainda não descobertos e espero que eles sejam adicionados às reservas do Iraque", afirmou o ministro.

Na época em que Saddam estava no poder, devido às sanções e ao isolamento político do país, foram feitos poucos trabalhos no setor de exploração de petróleo.

Al-Shahristani acrescentou que agora o Iraque vai informar oficialmente a nova cifra à Opep para o reconhecimento internacional das reservas.

Atualmente o Iraque está isento das cotas da Opep e exporta apenas cerca de 2,5 milhões de barris por dia, bem abaixo de sua meta de entre 10 milhões e 12 milhões de barris por dia nos próximos 10 anos.

    Leia tudo sobre: iraquepetróleoreservassaddam husseinbarris

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG