Empresa divulga novas imagens de usina de Fukushima, no Japão

Vídeo feito por robô americano em 29 de abril e confirma que fiação elétrica não foi danificada e não há vazamento d'água

BBC Brasil |

selo

A empresa que opera a usina nuclear de Fukushima, no Japão, Tokyo Electric Power Company (Tepco), divulgou nesta quarta-feira um novo vídeo que mostra o primeiro andar do reator número 1.

As imagens foram feitas por um robô americano no dia 29 de abril e confirmam que a fiação elétrica não foi danificada e que não há vazamentos d'água. Mas os níveis de radiação são mais altos que o esperado.

A Tepco afirmou que a situação em Fukushima só deve ser normalizada no fim do ano.

A empresa já começou a construir barracas especiais para permitir a entrada e a saída de funcionários dos prédios que abrigam as turbinas. Nos próximos dias, serão instalados ventiladores com filtros para reduzir os níveis de radiação nos prédios. A Tepco também continua a injetar água nos reatores para resfriá-los.

O cronograma da empresa prevê o fechamento resfriado da usina nos próximos seis a nove meses, mas especialistas acham difícil que o prazo seja cumprido.

O complexo nuclear de Fukushima sofreu graves avarias no terremoto que sacudiu o Japão em março, matando mais de 14 mil pessoas.

Assista ao vídeo:

    Leia tudo sobre: japãotremorterremototsunamifukushima

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG