Depois de terremoto, Japão enfrenta recessão

País passou por segundo trimestre consecutivo de retração econômica; consumo e exportações foram setores mais afetados

BBC Brasil |

selo

A economia do Japão, a terceira maior do mundo, foi fortemente contraída no primeiro trimestre de 2011, enquanto o país ainda se esforça para se recuperar de um terremoto seguido de tsunami de março.

AP
Carros no pátio da fábrica da Toyota, em Sendai, danificados pelo terremoto seguido de tsunami, que devastou o país em 11 de março (4/4/2011)
O PIB do país encolheu 0,9% nos três primeiros meses do ano, informou o governo na noite desta quarta-feira (quinta-feira no horário local). A taxa anualizada de contração foi de 3,7% , maior do que o previsto por especialistas.

Foi o segundo trimestre consecutivo de retração econômica. O país está, assim, oficialmente em recessão.

Analistas explicam que o consumo e as exportações japoneses foram os mais afetados pelo declínio econômico. Pesquisas apontam queda nas vendas e pessimismo por parte dos consumidores.

Ao mesmo tempo, o país sofreu com o aumento nos preços das importações de commodities, cujos custos tiveram altas no mercado internacional.

Perspectivas

“A expectativa é de que a economia permaneça fraca por enquanto”, disse o ministro da Economia do país, Kaoru Yosano. Ele ressaltou, porém, que os esforços pela reconstrução do nordeste do país devem fomentar o crescimento e que a escassez de alguns produtos, causada pelo terremoto, já foi aliviada. “A economia tem força para se recuperar”, acrescentou o ministro.

Segundo analistas, essa recuperação só deve acontecer no final do ano.

Nesta quinta-feira, o banco central japonês deve iniciar uma reunião de dois dias para discutir a política monetária do país em meio à crise. Após o terremoto, o banco injetou bilhões de dólares no sistema financeiro, na tentativa de revitalizar a economia.

    Leia tudo sobre: japãotremorterremototsunamieconomiarecessão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG