Após protesto, China anuncia fechamento de fábrica de material tóxico

Empresa produzia paraxileno, substância tóxica usada na confecção de roupas. Manifestantes entraram em confronto com a polícia

BBC Brasil |

selo

Autoridades da China dizem ter ordenado o fechamento de uma indústria de produtos químicos em Dalian, no norte do país, depois que milhares de manifestantes saíram às ruas da cidade neste domingo para protestar contra um suposto vazamento de gases tóxicos .

De acordo com o correspondente da BBC Charles Scanlon, cerca de 10 mil pessoas enfrentaram a polícia de choque do lado de fora da sede do governo local em Dalian, exigindo que a fábrica fosse fechada.

Reuters
Chineses protestam contra indústria de produtos químicos
Os manifestantes se recusaram a deixar o local, mesmo quando as autoridades deram garantias de que nenhum vazamento havia ocorrido nas instalações da fábrica.

A mídia estatal chinesa disse que o governo local prometeu demolir a fábrica e realocá-la para outra cidade, o que, segundo o correspondente da BBC, parece ser uma rara concessão do Estado à pressão pública no país.

Segundo Scanlon, a população de Dalian, uma próspera cidade portuária no norte da China, ficou alarmada depois que os diques que cercam a fábrica foram rompidos devido a uma tempestade tropical.

Alguns moradores receberam ordens de deixar suas casas, embora as autoridades depois tenham dito que os danos nos diques haviam sido consertados.

A fábrica produz paraxileno, uma substância tóxica usada na confecção de roupas.

A convocação para o protesto foi feita por meio de sites de bate-papo locais, que depois acabaram fechados pelas autoridades.

O correspondente da BBC afirma que o governo chinês vem enfrentando uma pressão cada vez maior da opinião pública devido à poluição, à corrupção e à violência por parte das forças de segurança.

AFP
Manifestantes foram às ruas exigir o fechamento da petroquímica, na cidade de Dalian

    Leia tudo sobre: Chinamaterial tóxico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG