De acordo com as coordenadas e a avaliação da posição em que a aeronave poderia ter caído na água, a principal hipótese é de que o avião tenha afundado

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Doze barcos, cinco aviões, três helicópteros e vários navios militares participam das buscas
Reuters/BBC
Doze barcos, cinco aviões, três helicópteros e vários navios militares participam das buscas

Uma grande operação de buscas foi montada para tentar encontrar o avião que desapareceu no domingo quando ia da Indonésia para Cingapura.

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O voo QZ8501 da AirAsia, que levava 162 pessoas a bordo, perdeu contato com o controle de tráfego aéreo.

A operação de busca envolve aeronaves mliitares da Indonésia, Malásia, Austrália e Cingapura.

Um total de 12 navios, cinco aeronaves, três helicópteros e vários navios militares estão participando das buscas, realizadas na área em torno da ilha Belitung, no mar de Java.

Mas, à medida em que as horas avançam, diminuem as esperanças de encontrar pessoas vivas.

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De acordo com as coordenadas e a avaliação da posição em que a aeronave poderia ter caído na água, a principal hipótese é de que o avião tenha afundado.

"Essa é a suspeita preliminar e pode ser modificada com base na avaliação dos resultados de nossa busca", disse Bambang Soelistyo, chefe da Agência de Resgate e Buscas Nacional da Indonésia.

Nesta segunda-feira, segunda a agência de notícias AP, autoridades indonésias disseram que aviões australianos localizaram objetos no mar, na área em que ocorrem as buscas pelo voo QZ8501 da AirAsia.

3.500 milhas náuticas

Os reponsáveis pelas buscas disseram ao serviço indonésio da BBC que as condições são mais favoráveis para a busca nesta segunda-feira.

A área de buscas compreende cerca de 3.500 milhas náuticas e os aviões vão sobrevoar a área durante um período de 6 a 12 horas.

Autoridades indonésias disseram que estão usando um sistema de sonar com uma capacidade de detectar sinais entre 1.000 e 2.000 metros de profundidade nas buscas pelo avião.

O voo QZ8501 da AirAsia decolou no domingo do Aeroporto Internacional Juanda em Surabaya, na Indonésia ocidental, por volta das 5h35 (horário local).

O desembarque em Cingapura estava previsto para as 8h30, em horário local.

Mas, cerca de 40 minutos após a decolagem, a torre de controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.

Acredita-se que o mau tempo possa ter colaborado para o desaparecimento da aeronave.

Quando o avião perdeu contato ele atravessava uma zona de forte nebulosidade.

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