Terremoto que atingiu a costa do Chile deixa ao menos seis mortos

Por BBC | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Tremor de terra de 8,2 graus de magnitude atingiu o norte do Chile, provocando tsunami e matando ao menos cinco

BBC

Pelo menos seis pessoas morreram após um forte terremoto atingir a costa do Chile na noite desta terça-feira. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor teve início às 19h46 (horário de Brasília), cerca de 86 quilômetros a noroeste da região de mineração de Iquique e a dez quilômetros de profundidade.

As vítimas morreram devido a ataque cardíaco ou atingidos por escombros, disse o ministro do Interior Rodrigo Penailillo.

O governador de Iquique, Gonzalo Prieto, disse à mídia local que diversas pessoas ficaram gravemente feridas.

Ondas de mais de dois metros atingiram algumas áreas no Chile e houve queda de energia, incêndios e desmoronamentos. Três regiões foram declaradas "área de desastre" pelo governo do Chile: Arica, Parinacota e Tarapaca.

A presidente Michelle Bachelet afirmou que o país "enfrentou bem a situação de emergência" e pediu àqueles que estão nas áreas afetadas que mantenham a calma e sigam as instruções das autoridades. Ela deve visitar a região atingida mais tarde.

Evacuação

Dezenas de milhares de pessoas foram evacuadas das áreas afetadas, onde foi declarado estado de emergência. A televisão local chilena exibiu imagens de engarrafamentos enquanto as pessoas tentavam deixar as áreas de risco.

BBC
Dezenas de milhares de chilenos passaram a noite fora de casa devido à ordem de evacuação





Evacuações também foram determinadas no Peru após registro de ondas de dois metros acima do normal. O alerta forçou cerca de 200 pessoas a deixarem a cidade litorânea de Boca del Rio, segundo a polícia.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um alerta inicial para o Chile, Peru, Equador, Colômbia e Panamá. No entanto, todos os outros alertas foram suspensos mais tarde, com exceção de Chile e Peru.

Leia tudo sobre: ChileTsunamiTerremoto

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas