Fotos registram emoções extremas da guerra

Por BBC Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Exposição em Washington resgata 300 momentos de tragédia e combate, mas também de alegria e reencontros

BBC

A guerra, como poucos outros eventos, tem o poder de despertar as emoções mais extremas do ser humano. A galeria de arte Corcoran, em Washington, nos EUA, tenta resgatar essas emoções com uma exposição de cerca de 300 fotografias.

Alemanha: Arte sobrevive à guerra com Hitler e vai para museu

"Quisemos representar todas as emoções: felicidade, tristeza, ansiedade — porque todas ocorrem durante uma guerra", disse à BBC Mundo Will Michels, um dos curadores.

"Pela forma como está organizada, a exibição permite ao observador colocar-se no lugar do fotógrafo ou do soldado e ter uma experiência o mais próxima possível da realidade: o doutrinamento, o campo de batalha, a morte à frente."

Foto do alemão Thomas Hoepker mostra olhar agressivo de um sargento instrutor no Estado americano da Carolina do Sul, em 1970. Foto: Thomas HoepkerA imagem acima, 'A volta de Entebbe', foi feita em 1976 no aeroporto de Israel e mostra o regresso de reféns libertados em uma operação antiterrorista em Uganda. Foto: Micha Bar-AmMomento de reencontro é registrado por Sal Veder em uma base da Força Aérea Americana na Califórnia, em 1973. Foto: Sal VederCabo Albert Martínez é batizado em uma cerimônia no Kuwait, em 2003. Foto: Haynepal MourivSargento Carlos 'OJ' Orijuela, é registrado na província de Helmand, Afeganistão. Foto: Louie PaluFoto feita durante a Guerra do Vietnã registra um helicóptero resgatando o corpo de um paraquedista americano morto em combate. Foto: Henri HuetA exposição também relembra conflitos na América Latina com esta foto feita em Matagalpa, Nicarágua, em 1978. Foto: Susan MeiselasGrupo de mulheres cuidam de aviões militares em Long Beach, Califórnia, em 1942. Foto: Alfred PalmerSargento William las Bee é fotografado em combate em Helmand, Afeganistão, em 2008. Foto: Goran Tomasevic


Leia tudo sobre: guerraexposiçãofotosgaleria

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas