Fotos mostram como foi conquista do Everest há 60 anos

Por BBC Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Em 29 de maio de 1953, Edmund Hillary e Sherpa Tenzing Norgay foram os primeiros a alcançar o cume mais alto do mundo

BBC

Em 29 de maio de 1953, dois alpinistas conseguiam um feito inédito: chegar ao topo da montanha mais alta do mundo, o Monte Everest pela primeira vez, após um mês e meio de expedição rumo ao teto do mundo.

TV iG: Mulher saudita escala o Monte Everest

O feito é lembrado nesta quarta-feira, quando se comemora o 60º aniversário da escalada histórica do neo-zelandês Edmund Hillary e nepalês Sherpa Tenzing Norgay.

Veja a galeria de fotos:

O Monte Everest foi escalado pela primeira vez até o topo há exatos 60 anos por Edmund Hillary e Sherpa Tenzing Norgay. Foto: Royal Geographical SocietyTenzing e Hillary alcançaram o topo do Everest às 11h30 locais, após uma difícil escalada pela face sul da montanha. Foto: Royal Geographical SocietyTenzing levou ao cume bandeiras da Grã-Bretanha, do Nepal, da ONU e da Índia. Foto: Royal Geographical SocietyOs dois alpinistas brindam sua conquista com chá quente. Foto: Royal Geographical SocietyOs dois só ficaram no pico do Everest por 15 minutos, porque tinham pouco oxigênio. Foto: Royal Geographical SocietyHillary e Tenzing na véspera de seu grande feito, em 28 de maio de 1953. Foto: Royal Geographical SocietyA subida de Hillary e Tenzing começou em 12 de abril, e seu feito foi anunciado em 2 de junho, na coroação da rainha Elizabeth 2ª. Foto: Royal Geographical SocietyPromovida pela Grã-Bretanha, a expedição de 1953 foi a nona do país rumo ao topo do Everest. Foto: Royal Geographical SocietyA expedição contou com centenas de participantes, que ajudavam a carregar mantimentos e a guiar o grupo. Foto: Royal Geographical SocietyÀ direita na foto está o desfiladeiro Lho La, que separa a geleira Khumbu do Tibete. Foto: Royal Geographical SocietySete acampamentos foram erguidos no Everest durante a empreitada. Foto: Royal Geographical SocietySua expedição ergueu mastos de rádio entre acampamentos, para permitir a comunicação via walkie talkies. Foto: Royal Geographical SocietyGraças a isso a dupla pôde ouvir pelo rádio a coroação da rainha Elizabeth 2ª. Foto: Royal Geographical SocietyLiderada pelo coronel John Hunt, ela foi organizada e financiada por um comitê, chamado Joint Himalayan Committee. Foto: Royal Geographical Society


compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas