Cartazes a favor de suspeito de ataque em Boston são distribuídos na Chechênia

Por BBC Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Moradores de Grozny acreditam que os pôsteres que pedem auxílio financeiro para a família foram feitos por alguém querendo ganhar dinheiro com o atentado à maratona

BBC

Cartazes em apoio a Dzhokhar Tsarnaev, suspeito pelo atentado na Maratona de Boston, estão sendo vistos em muros na capital da Chechênia, Grozny. Ainda não está claro quem produziu e espalhou os pôsteres, que mostram uma foto do jovem ao lado de uma imagem da mãe dele, Zubeidat.

Antecipação: Suspeitos de ataque em Boston planejavam atentado para 4 de julho

AP
Tamerlan Tsarnaev (esq.) e Dzhokhar Tsarnaev (dir.) são os suspeitos do ataque à Maratona de Boston

Investigação: Mais três suspeitos são detidos por envolvimento em ataque a Boston

Medida: Obama anuncia revisão de inteligência sobre ataque em Boston

O cartaz afirma que Dzhokhar - que tem origem chechena - é inocente. Juntamente com seu irmão mais velho, Tamerlan, ele é acusado pelos ataques de 15 de abril, que deixaram três mortos e 264 feridos em Boston. Tamerlan acabou sendo morto durante um confronto com a polícia três dias após os atentados.

Tamerlan: Suspeito de ataque em Boston foi influenciado por radical misterioso

Viagem à Rússia: Suspeito de ataque buscou lar em território marcado por violência

Doações online

"Esse é Dzhokhar Tsarnaev, um cara de 19 de anos acusado de um ataque terrorista em Boston. Mas, como muita gente sabe, essa é uma acusação sem sentido, e não há absolutamente nenhuma evidência contra ele", diz o cartaz, que também pede dinheiro para auxiliar o jovem nos EUA.

"Agora ele está em estado grave, preso em um hospital, e precisa de ajuda médica e jurídica. Os pais de Dzhokhar fazem um apelo pela sua ajuda, para reunirem dinheiro para seu filho, que não podem perder, já que perderam seu filho mais velho injusta e cruelmente. Agradecemos qualquer ajuda. Em nome do Todo Poderoso, não fique indiferente."

Ataque em Boston: Veja cronologia dos principais acontecimentos

A mensagem inclui também um número para um sistema de pagamento online russo e uma suposta página da família Tsarnaev em uma rede social chamada Vkontakte.

Moradores de Grozny acreditam que os cartazes foram feitos por alguém querendo ganhar dinheiro com o ataque em Boston. Pôsteres semelhantes também foram vistos em Bishkek, capital do Quirguistão, de acordo com a agência de notícias russa Interfax.

Inteligência dos EUA na berlinda:
Legisladores verificam se houve falha de inteligência em ataque em Boston
Suspeito morto de ataque em Boston não estava em lista de vigilância terrorista
Suspeito de ataque em Boston estava em banco de dados da CIA há 18 meses

A família Tsarnaev é originária da Chechênia, mas viveu a maior parte do tempo em países da região da Ásia Central ou nos EUA. Não é a primeira vez que são vistos pôsteres a favor dos dois irmãos. A polícia local já havia retirado de muros da cidade um material semelhante em 24 de abril.

Leia tudo sobre: ataque em bostonbostontsarnaevchechêniamaratona de bostoneuarússia

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas