Fotógrafo mostra crianças e seus brinquedos em 58 países

Por BBC Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Projeto Toy Stories tenta desvendar o ambiente que as crianças vivem através de seus brinquedos preferidos; veja as fotos

BBC

O fotógrafo italiano Gabriele Galimberti criou o projeto Toy Stories, no qual fez imagens de crianças do mundo todo cercadas por seus objetos favoritos, os brinquedos. De acordo com Galimberti, um traço em comum era como os brinquedos refletiam o ambiente da criança.

Uma menina de uma família rica de Mumbai, por exemplo, adora o jogo Banco Imobiliário, por gostar da ideia de construir casas e hotéis. Mas, Ralf, de quatro anos e que mora em Riga, na Letônia quer ser campeão de Fórmula 1. A mãe dele é motorista de táxi.

Leia também: Bola de futebol oferece esperança e alegria em países pobres

O fotógrafo também notou diferenças entre as crianças na forma como se relacionam com seus brinquedos. "As crianças mais ricas eram mais possessivas. No começo não me deixavam tocar nos brinquedos e eu precisava de mais tempo antes de elas me deixarem brincar", disse.

"Nos países pobres era muito mais fácil. Mesmo se elas tivessem apenas dois ou três brinquedos, elas não se importavam (comigo tocando os brinquedos)", acrescentou.

Em suas viagens, Galimberti mostrou desde crianças nos Estados Unidos, em quartos espaçosos e cercadas de brinquedos, até crianças em cabanas na África, com poucos objetos geralmente doados ou encontrados nas ruas.

Gêmeas de 4 anos Arafa e Aisha Saleh Aman, de Zanzibar. Foto: Gabriele GalimbertiRalf, 4 anos, morador de Riga, na Letônia, quer ser campeão de Fórmula 1. Foto: Gabriele GalimbertiDavide Pace, de Bugeja, Malta. Foto: Gabriele GalimbertiMaudy Sibanda, 3 anos, nasceu em um vilarejo em Zâmbia. Recentemente, ela e os amigos acharam uma caixa com óculos escuros na rua. Foto: Gabriele GalimbertiCun Zi, de Chongquing, na China, completou 3 anos há um mês e ganhou muitos presentes. Foto: Gabriele GalimbertiEnea Schicchi nasceu na Toscana, Itália. O pai é italiano e a mãe, americana. Ele vive em Colorado imita o tio, que é músico. Foto: Gabriele GalimbertiOrly Garza, de 6 anos, nasceu em Brownsville, Texas. Foto: Gabriele GalimbertiChiwa Mwafulirwa, 4 anos, vive em Michinji, Malauí. Ela tem apenas três brinquedos dados por uma ONG. Foto: Gabriele GalimbertiPavel Denisov, 5 anos, de Kiev, na Ucrânia, quer ser policial. Ele adora armas e brinca com elas o tempo todo. Foto: Gabriele GalimbertiStella Pantini, 4 anos nasceu na Itália.  Seu brinquedo favorito é um porquinho rosa. Foto: Gabriele Galimberti
Leia tudo sobre: brinquedoscriançastoy storiesitáliafotos

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas