Juiz renuncia após vídeo em que ele 'dorme' no tribunal se tornar viral; assista

Por BBC |

compartilhe

Tamanho do texto

Soneca de magistrado russo foi registrada por advogado em agosto de 2012 e divulgada este mês. Painel disciplinar aprovou renúncia

BBC

Um painel disciplinar aprovou a renúncia de um juiz que foi visto em um vídeo aparentemtene dormindo durante uma audiência judicial.

O juiz Yevgeny Makhno, que trabalha na cidade de Blagoveshchensk, no extremo leste da Rússia, entregou sua renúncia depois que vídeos em que ele aparece foram parar no YouTube.

O vídeo em que ele é visto dormindo foi visto por setenta e cinco mil pessoas em poucos dias.

As imagens teriam sido registradas em agosto de 2012, e foram postadas em janeiro deste ano por Vladislav Nikitenko, um ativista e advogado de Andrey Nalyotov, a quem o juiz condenou a cinco anos de prisão por fraude.

Agora, Nikitenko espera que o vídeo ajude no recurso à sentença feito por seu cliente e marcado para o dia 14 de fevereiro.

Leia também:
'Kony 2012' é o maior viral da história, diz estudo
'Paparazzo de anônimos' em NY é sucesso viral no Facebook
Criado por israelense, vídeo de Kadafi se torna hit entre árabes

O advogado fez um pedido à Suprema Corte russa para que o tribunal decida se a sentença é legítima, já que o juiz ''não estaria em controle do tribunal''.

O juiz nega as acusações de que ele dormiu durante o julgamento.

Em outro vídeo, que também teria sido gravado durante uma audiência judicial, o juiz é visto conferindo o seu telefone celular

Após a decisão de aprovar a renúncia do juiz, Yevgeny Makhno poderá, no entanto, ser restituído ao cargo, após a realização de uma série de testes.

Leia tudo sobre: rússiavídeo viralsonojuiz

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas