Exposição celebra 150 anos do metrô de Londres em cartazes

Por BBC Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Mostra que vai até 27 de outubro traz trabalhos de artistas famosos como o surrealista Man Ray

BBC

A partir de fevereiro uma exposição em Londres mostra 150 dos melhores cartazes do Metrô de Londres, no Museu dos Transportes da capital britânica.

A mostra faz parte das comemorações dos 150 anos do Metrô londrino - o mais antigo do mundo - e vai mostrar cartazes de artistas famosos, além de projetos que representam o sistema de metrô de cada década dos últimos cem anos.

Vídeo: Londres celebra 150 anos do metrô com volta de locomotiva a vapor; assista

Outro aniversário: França celebra os 850 anos da catedral de Notre Dame

Os cartazes foram selecionados dos arquivos do museu, entre mais de 3,3 mil obras. Entre os artistas que já fizeram obras para o Metrô de Londres está o surrealista Man Ray. A mostra do Museu dos Transportes de Londres vai até 27 de outubro.

Veja fotos dos cartazes:

Exposição mostra 150 dos melhores cartazes do Metrô de Londres, no Museu dos Transportes. Acima, um cartaz de Misha Black e John Barker, 1947. Foto: TFL/London Transport Museum CollectionPara a parte 'Capital da Cultura', os cartazes mostram passeios como galerias, museus e até o zoológico. Acima, trabalho de Clive Gardiner, de 1926. Foto: TFL/London Transport Museum CollectionOs cartazes foram selecionados nos arquivos do museu, entre mais de 3,3, mil e os 150 selecionados. Acima, o cartaz do surrealista Man Ray, de 1938. Foto: TFL/London Transport Museum CollectionA exposição será aberta no Museu dos Transportes de Londres em fevereiro e fica em cartaz até outubro. Acima, o cartaz de Emma Kay, de 2006. Foto: TFL/London Transport Museum CollectionA mostra se divide em seis temáticas. Acima, um cartaz ainda mais antigo, de 1930, de Jean Dupas. Foto: TFL/London Transport Museum Collection'Longe de Tudo' mostra como o metrô usou cartazes para estimular os londrinos a viajarem para bairros mais afastados.  Acima, o cartaz de 1913, de Charles Pears. Foto: TFL/London Transport Museum CollectionA mostra faz parte das comemorações dos 150 anos do Metrô londrino. Acima, o cartaz 'Femme Bien Informee, de Harry Stevens, 1972. Foto: TFL/London Transport Museum CollectionO tema 'Encontrando seu Caminho' conta com mapas do Metrô. Acima, o cartaz de 1987 da campanha 'The Tate Gallery by tube', de David Booth. Foto: TFL/London Transport Museum CollectionO tema 'Londres mais Brilhante' celebra os passeios à noite e eventos esportivos. Acima, o cartaz de Dan Fern, de 1998. Foto: TFL/London Transport Museum CollectionEm 'Ame sua Cidade', o objetivo é mostrar os principais marcos de Londres. Acima, um cartaz de 1926, que tentava prever como a cidade seria em 2026. Foto: TFL/London Transport Museum CollectionAlguns cartazes têm mensagens para explicar o funcionamento e a comodidade do serviço. Acima, o cartaz de Alfred France, de 1911. Foto: TFL/London Transport Museum Collection'Mantém Londres Andando' tem cartazes que mostram como o Metrô manteve Londres em movimento, mostrando também a evolução da tecnologia. Acima, um cartaz de 2007. Foto: TFL/London Transport Museum Collection
Leia tudo sobre: metrôlondresreino unidometrô de londres

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas