Holanda cria ciclovias com faixas que 'acendem' e pistas aquecidas

Por BBC Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Companhia usa tubos de plástico abaixo do concreto, por onde passa água aquecida do solo para impedir acúmulo de gelo na pista

BBC

Companhias e projetistas da Holanda trabalham em projetos para criar ciclovias com faixas que brilham no escuro e pistas aquecidas. O uso da bicicleta como meio de transporte já é popular no país. Nos próximos 20 anos o governo quer aumentar em 20% o uso desse meio de transporte no caminho entre casa e trabalho.

Leia também: Nova-iorquinos veem ciclovias como implementação positiva para a cidade

Saiba mais: Na capital da Dinamarca, ciclistas e pedestres disputam espaço

Para isso, equipes de designers trabalham para criar ciclovias com novas tecnologias, o que pode garantir a viagem de bike independentemente do clima. Uma das companhias usa uma tinta sensível à luz para ser usada na sinalização de solo, que acumula energia como uma bateria e faz as faixas brilharem no escuro.

Outra usa tubos de plástico abaixo do concreto, por onde passa a água aquecida do solo. Isso impede o acúmulo de gelo na pista. Com o aumento do preço do petróleo, muitos países tentam popularizar transportes alternativos. Se a escolha for a bicicleta, as ciclovias precisam ser seguras e livres para o uso, mesmo durante o inverno europeu.

Assista ao vídeo:

Leia tudo sobre: cicloviaholandabicicleta

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas