Inquérito aponta que BBC não pressionou para encobrir abuso sexual

Emissora, porém, é criticada pelo fato de programa ter engavetado edição em que abordava suspeita de que um de seus apresentadores abusou sexualmente de crianças

BBC Brasil |

BBC

BBC
Jimmy Savile, em foto de arquivo

A BBC foi criticada nesta quarta-feira pelo fato de um de seus principais programas jornalísticos, o Newsnight, ter engavetado uma edição a respeito de Jimmy Savile , ex-apresentador da emissora suspeito de abusos sexuais e pedofilia .

A crítica foi feita na conclusão de uma investigação interna sobre a conduta da emissora no caso Savile, morto no ano passado. A investigação, porém, não encontrou indícios de que a BBC tenha tentado acobertar o caso Savile. Segundo o relatório, o engavetamento do Newsnight não ocorreu para proteger a imagem de Savile ou os programas em sua homenagem que foram ao ar na BBC no final do ano passado.

"A decisão de abandonar a investigação original (do Newsnight a respeito das denúncias contra Savile) foi falha e tomada de maneira equivocada, mas acredito que não foi má-fé", declarou Nick Pollard, ex-chefe da emissora Sky News e responsável pelo relatório investigativo - batizado de Relatório Pollard. "Não foi tomada para proteger os programas de homenagem a Savile ou por qualquer outra razão imprópria."

O caso Savile

Jimmy Savile é um ex-apresentador e DJ que foi uma lenda da TV britânica entre os anos 1960 e 80. No ano passado, o Newsnight investigou durante seis semanas denúncias de que Savile teria cometido diversos abusos, ao longo de cinco décadas, inclusive contra menores, mas o programa acabou não indo ao ar.

Em outubro, a emissora concorrente ITV levou ao ar sua própria investigação a respeito de Savile, o que despertou uma onda de novas acusações contra o apresentador. Ao mesmo tempo, isso levantou questionamentos a respeito de por que o Newsnight engavetou sua apuração.

A direção do programa alegou que a decisão de engavetar fora tomada por motivos editoriais. Diversos inquéritos foram abertos, dentro e fora da BBC.

O editor do Newsnight, Peter Rippon, afastou-se de seu cargo em 22 de outubro , aguardando a conclusão apresentada nesta quarta-feira por Pollard. A direção da BBC informou nesta quarta que Rippon será substituído no comando do Newsnight e possivelmente alocado para novas funções.

Helen Boaden, diretora da BBC News, que também se afastou durante as investigações , retomará seu posto na quinta. E o vice-diretor de notícias Stephen Mitchell deixará a BBC no ano que vem.

'Falhas claras'

O diretor-geral em exercício da BBC, Tim Davie, se disse satisfeito com o fato de "a investigação não ter encontrado qualquer indício de pressão imprópria para impedir a veiculação do Newsnight ou para proteger programas dedicados a Jimmy Savile".

Mas ressaltou, em um e-mail enviado a todos os funcionários da BBC, que "o relatório aponta falhas claras em nosso sistema, da forma como trabalhamos juntos e como tomamos decisões".

O Newsnight também é alvo de outro relatório, da BBC Trust (órgão que governa a emissora), por outra edição que foi ao ar em 2 de novembro e abordava denúncias de abusos sexuais contra crianças no País de Gales.

O programa não citou suspeitos, mas informações divulgadas levaram a especulações errôneas de que o ex-parlamentar britânico Lord McAlpine seria o responsável pelos abusos . O programa posteriormente se retratou com McAlpine, e a BBC pagou 185 mil libras ao ex-parlamentar por difamação.

    Leia tudo sobre: bbcjimmy savilenewsnightabuso sexual

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG