Animal alerta sua dona, que sofre de apneia, ao perceber que ela parou de respirar. 'Sou grata a Dominic por sempre estar alerta', diz Barbara Smith-Schafer

BBC

Inglesa posa para foto ao lado de seu papagaio
BBC
Inglesa posa para foto ao lado de seu papagaio

Uma britânica que sofre de um distúrbio do sono disse que seu papagaio aprendeu a acordá-la toda vez que ela dorme em posição perigosa. Em 2009, Barbara Smith-Schafer, de 62 anos, foi diagnosticada com apneia obstrutiva do sono (AOS).

Leia mais:  Cachorra salva vida do dono que foi vítima de assalto

Schafer explica que Dominic, seu papagaio-cinzento, pode imitar o seu ronco e acordá-la batendo as asas e mordendo seu ombro se perceber que ela parou de respirar. Muito comum, a apneia do sono eleva a pressão sobre o coração e pode provocar sérios problemas cardíacos.

Schafer conta que, no início, ficava envergonhada quando Dominic imitava seu ronco. "Mas desde que a minha doença começou a piorar, ele aprendeu a me acordar quando eu dormia em uma posição perigosa, ou quando eu parava simplesmente de respirar", explicou.

"Ele se tornou realmente meu maior protetor."

Saiba mais:  Cachorro salva menino de puma no Canadá

Leia também:  Bombeiro salva cachorro com respiração boca a boca

A apneia é causada por uma interrupção das vias respiratórias durante o sono e uma de suas consequências diretas é o ronco alto. Antigamente, quando Schafer pegava no sono sentada, por exemplo, chegava, muitas vezes, a bater com o rosto na mesa de sua sala de estar dormindo.

Por causa disso, ela quebrou seu nariz cinco vezes, além de ter fraturado seu ombro.

Papagaio inteligente

Michael Oko, otorrinolaringologista e especialista em medicina do sono no Boston Pilgrim Hospital, no condado de Lincolnshire, na Inglaterra, disse: "Uma a cada cinco pessoas que ronca sofre de apneia obstrutiva do sono que, se não tratada, pode levar a problemas cardíacos significativos e não-oxigenação do cérebro".

"Felizmente para alguns de nós que não podem recorrer a ajuda primordial de um papagaio talentoso, há tratamentos altamente eficientes e recomendados", explicou.

Schafer possui agora um equipamento de oxigenação ao lado de sua cama, que a impede de parar de respirar enquanto dorme. "Ao mesmo tempo que sou grata a Dominic por sempre estar alerta, certamente não sentirei falta das chamadas dos paramédicos ou dele fazendo graça do meu ronco", afirmou.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.