Arquivo do Congresso resgata imagens em cores de passado nos EUA

Fotos de 1939 a 1944 estão disponíveis ao público geral no Flickr e mostram a vida cotidiana nos EUA durante Grande Depressão e Segunda Guerra

BBC Brasil |

BBC

A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos disponibilizou seus arquivos com mais de 1,6 mil fotografias coloridas no Flickr, em um projeto aberto ao público em geral, que pode acrescentar comentários, notas e tags.

Filmes:  Biblioteca do Congresso dos EUA conserva "Bambi" e "Silêncio dos Inocentes"

Todas as fotos foram tiradas entre 1939 e 1944 por fotógrafos que trabalhavam para a Farm Security Administration (FSA, ou Agência de Segurança Agrícola, em tradução livre) e para o Office of War Information (OWI, ou Escritório de Informação de Guerra, em tradução livre).

As imagens dos então agentes da FSA e do OWI mostram a vida cotidiana nos Estados Unidos, incluindo Porto Rico e as Ilhas Virgens. As imagens originais são transparências coloridas que vão de um tamanho de 35 milímetros a 4 x 5 polegadas e têm como foco a rotina agrícola e os trabalhadores envolvidos em construção civil e aviação durante a Segunda Guerra Mundial.

O lançamento dessa iniciativa-piloto tem como objetivo mostrar setores inéditos do acervo dessa que é uma das maiores bibliotecas do mundo e de parceiros que se interessem pela ideia.

Espera-se que "instituições de patrimônio histórico que se juntem ao projeto compartilhem imagens de suas coleções fotográficas - sem restrições de direitos autorais conhecidas - como uma forma de aumentar a visibilidade dessas coleções para o público em geral".

Veja galeria de fotos com as imagens:


    Leia tudo sobre: biblioteca do congresso dos EUAflickrimagensfotoseua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG