Manifestantes atacam carro do embaixador americano em Pequim

Imagens mostram cerco a veículo de autoridade americana em meio à onda de protestos na China contra o Japão por causa de ilhas

BBC Brasil |

BBC

Um vídeo gravado por um artista chinês capturou o exato momento em que o carro do embaixador americano na China é cercado por manifestantes quando deixava a sede da missão dos Estados Unidos em Pequim.

Leia também: Aniversário de invasão intensifica tensões entre Japão e China

Os manifestantes gritavam palavras de ordem contra Washington e jogavam pequenos objetos em direção ao veículo. A polícia teve de intervir para garantir a segurança do embaixador, mas ninguém ficou ferido. Autoridades americanas disseram ter registrado uma reclamação oficial junto ao governo chinês, que prometeu abrir uma investigação.

O incidente ocorreu em meio a uma onda de protestos na China contra o Japão , por causa da disputa pelas ilhas conhecidas como Senkaku ou Diaoyu. Os Estados Unidos, um aliado histórico do Japão, decidiram permanecer neutros em relação à troca de farpas sobre as ilhas no Mar da China Oriental, agravando a fúria dos manifestantes chineses.


    Leia tudo sobre: japãochinaeuailhas senkakuilhas diaoyu

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG