BBC é multada em 165 mil euros por causa de piada de apresentadores

Londres, 3 abr (EFE).- A rede pública britânica BBC foi multada nesta sexta-feira em 150 mil libras (165 mil euros) por causa de uma piada de mal gosto que dois de seus apresentadores fizeram com o ator Andrew Sachs, o que provocou mais de 40 mil queixas dos ouvintes.

EFE |

A Ofcom, organismo regulador dos meios de comunicação no Reino Unido, afirmou que a multa reflete "a extraordinária natureza e a gravidade dos erros da 'BBC'" e as "resultantes violações" de seu código.

Desde a corporação pública, um porta-voz admitiu que "o material nunca deveria ter sido retransmitido" e se desculpou "sem reservas" pelo fato.

"Desde então, a 'BBC' tomou medidas exaustivas para lidar com esses erros inaceitáveis da decisão editorial e a conformidade que conduziram à emissão" da polêmica piada, assegurou o porta-voz.

O escândalo explodiu em outubro do ano passado, quando os apresentadores fizeram uma piada com Sachs, de 78 anos, que nos anos 70 encarnou um garçom espanhol chamado Manuel na série "Fawlty Towers", uma das comédias de maior sucesso na história da "BBC".

Brand teve que deixar a "BBC" após a controvérsia e Ross teve emprego e salário suspensos por três meses, enquanto que dois diretores da "Rádio 2" apresentaram sua demissão e a rede abriu uma investigação interna. EFE pa/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG