perdida na Groenlândia - Mundo - iG" /

BBC: bomba nuclear americana foi perdida na Groenlândia

Os Estados Unidos perderam uma bomba nuclear no gelo na região norte da Groenlândia em um acidente com um de seus bombardeiros, há 40 anos, informa a BBC.

AFP |

Segundo documentos que eram confidenciais, obtidos graças à 'Freedom of Information Act' (lei americana que permite que as agências federais revelem seus documentos), os americanos nunca conseguiram localizar a bomba, apesar das buscas realizadas perto da base aérea de Thule, onde em 1968 um caça estratégico B-52 caiu com quatro bombas nucleares a bordo.

A base de Thule, a mais setentrional da Força Aérea dos Estados Unidos e de grande importância estratégica, foi construída em plena guerra fria, no início dos anos 50. Era um elo importante na cadeia de radares do Norad (sistema de vigilância do espaço aéreo americano), previsto para detectar qualquer lançamento de mísseis soviéticos.

Em 21 de janeiro de 1968, um B-52 caiu no gelo a alguns quilômetros de Thule e os investigadores só conseguiram recuperar três das quatro bombas nucleares.

ar/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG