Bayer exibe primeiro carro completamente transparente

Está em exposição no Chile, a partir desta quinta-feira, o EXasis, o primeiro automóvel totalmente transparente desenvolvido pela alemã Bayer, que deslumbra tanto por seu design como por suas características ecológicas.

AFP |

O modelo é um protótipo completamente amarelo, que lembra um veículo de Fórmula 1 dos anos 1930 e permite ver, do lado de fora, os pés do piloto pressionando o acelerador, freio e embreagem. Seu motor de 750 centímetros cúbicos, similar ao de uma motocicleta, também fica visível.

Conhecido mundialmente como o "carro de vidro", o "EXasis" alcança 100 km/h de velocidade em apenas 4,8 segundos.

Tem chassi de alumínio e é coberto por um plástico transparente chamado Makrolon, um material extremamente leve, com o qual também são fabricados CDs e capacetes de bombeiros.

"O Makrolon é desenvolvido à base de policarbonato, que tem alta densidade, o que o torna muito resistente e, ao mesmo tempo, extremamente leve. Consegue equilibrar muito bem o peso, a forma e a eficiência", disse a especialista em aerodinâmica da Universidade do Chile, Sibell Bagú.

O veículo completo, com motor de dois cilindros e assentos de poliuretano, pesa apenas 750 kg. Seu consumo de combustível - Etanol - é de apenas 4,5 litros para 100 km de autonomia.

"Nosso objetivo é explorar os limites no uso desses materiais, assim como o desenvolvimento de novos designs que levem a veículos com um menor consumo e, por isso mesmo, emissões mais baixas", explicou à AFP o gerente de Ciência do Material da Bayer-Chile, Patricio Hasbún.

O carro foi desenvolvido pela empresa alemã Bayer e construído pela suíça RinSpeed. Está exposto na feira ExpoAlemanha, no Chile.

Leia mais sobre carros

    Leia tudo sobre: carros

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG