gazpacho humano - Mundo - iG" /

Batalha de tomates transforma cidade espanhola em gazpacho humano

Uma maré de mais de 40.000 pessoas transformou a cidade espanhola de Buñol (Valência, leste) em um imenso gazpacho humano, durante a festa da Tomatina, tradicional batalha de tomates realizada há 64 anos.

AFP |

Essa "batalha" é travada em todas as últimas quartas-feiras de agosto e atrai vários turistas japoneses, australianos, norte-americanos, britânicos, franceses e alemães. Neste ano, o evento começou às 11h00 locais (06h00 de Brasília), informou a organização à AFP.

Nenhum participante ficou ferido pelas "tomatadas" e apenas alguns dos valentes guerreiros tiveram leves insolações.

Todos eles se digladiaram utilizando um arsenal mais de 100 toneladas de tomates muito maduros, que haviam sido transportados em caminhões até o centro da cidade, onde foi registrado um confronto que durou cerca de uma hora e pintou de vermelho as ruas de Buñol.

Com a ajuda dos próprios moradores, os serviços de limpeza dessa cidade, próxima a Valência, deixaram as ruas como eram antes em apenas meia hora.

A tradição da festa da Tomatina nasceu de uma batalha que nos anos 40 foi realizada por um grupo de amigos, usando verduras como armas.

Após a batalha, os participantes foram se lavar em um rio próximo e nas centenas de duchas instaladas para a ocasião.

A região de Valência, também conhecida pelo cultivo de uma grande variedade de frutas e verduras, é considerada a horta da Espanha.

pho-vg/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG