Base da Otan é atacada no Afeganistão

Pelo menos dois morreram após explosão de um caminhão bomba e 77 soldados americanos ficaram feridos

EFE |

Um caminhão bomba do Taleban atingiu neste domingo uma base da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), localizada no centro do Afeganistão, deixando pelo menos 77 soldados americanos, 14 civis e três policiais feridos, além de dois afegãos mortos.

O ataque aconteceu no final da noite de sábado no distrito de Saydabad, onde um insurgente detonou um veículo carregado com explosivos em frente à instalação das tropas estrangeiras, disse o porta-voz do governador provincial, Shahidula Shahid.

Em comunicado, a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan confirmou o incidente, mas não detalhou o número de vítimas. "Grande parte da potência da explosão foi absorvida pela barreira protetora, embora se registrou um número significativa de feridos. Todos eles estão sendo tratados e em nenhum caso suas vidas correm perigo", ressaltou a Isaf.

A insurgência taleban assumiu a autoria da ação, segundo a imprensa afegã. O distrito de Saydabad é o mesmo no qual um helicóptero Chinook CH-47 foi derrubado no começo de agosto por fogo insurgente, causando a morte de 30 soldados dos EUA e sete militares e um civil afegãos.

O ataque aconteceu horas depois de o Taleban afirmar que continuará lutando contra as forças dos EUA no país e apenas cessará assim que todas as tropas americanas deixarem o país, ressaltando que seu movimento não teve nenhum papel no 11 de Setembro.

* Com AP e EFE

    Leia tudo sobre: afeganistãoataquebombaotantaliban

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG