Pelo menos dois morreram após explosão de um caminhão bomba e 77 soldados americanos ficaram feridos

Um caminhão bomba do Taleban atingiu neste domingo uma base da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), localizada no centro do Afeganistão, deixando pelo menos 77 soldados americanos, 14 civis e três policiais feridos, além de dois afegãos mortos.

O ataque aconteceu no final da noite de sábado no distrito de Saydabad, onde um insurgente detonou um veículo carregado com explosivos em frente à instalação das tropas estrangeiras, disse o porta-voz do governador provincial, Shahidula Shahid.

Em comunicado, a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan confirmou o incidente, mas não detalhou o número de vítimas. "Grande parte da potência da explosão foi absorvida pela barreira protetora, embora se registrou um número significativa de feridos. Todos eles estão sendo tratados e em nenhum caso suas vidas correm perigo", ressaltou a Isaf.

A insurgência taleban assumiu a autoria da ação, segundo a imprensa afegã. O distrito de Saydabad é o mesmo no qual um helicóptero Chinook CH-47 foi derrubado no começo de agosto por fogo insurgente, causando a morte de 30 soldados dos EUA e sete militares e um civil afegãos.

O ataque aconteceu horas depois de o Taleban afirmar que continuará lutando contra as forças dos EUA no país e apenas cessará assim que todas as tropas americanas deixarem o país, ressaltando que seu movimento não teve nenhum papel no 11 de Setembro.

* Com AP e EFE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.