Barroso tentará convencer Parlamento Europeu a apoiar sua reeleição

Bruxelas, 7 set (EFE).- O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, inicia hoje uma rodada de comparecimentos diante de grupos políticos do Parlamento Europeu, na qual tentará convencer os deputados para que apóiem sua reeleição à frente do Executivo do bloco.

EFE |

Barroso, que conta com o respaldo unânime dos Governos europeus, enfrenta uma dura oposição no Parlamento comunitário para repetir o mandato de cinco anos à frente da Comissão.

Diante das dúvidas que seu programa despertava em várias forças políticas e que impediram que sua reeleição fosse votada em julho, como estava previsto, o político português se comprometeu a apresentar um programa por escrito e a debatê-lo com os parlamentares.

As discussões começarão hoje com o grupo dos Conservadores e Reformistas, liderado pelos "tories" britânicos, que, a princípio, apoia a candidatura de Barroso.

Amanhã será a vez do Partido Popular Europeu (PPE), o maior grupo do Parlamento e ao qual pertence o próprio Barroso, e da Esquerda Unitária Europeia.

A priori, Barroso tem o respaldo garantido do PPE e a oposição segura da esquerda, logo. EFE mvs/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG