Barroso parabeniza EUA e Rússia por acordo de desarmamento

Bruxelas, 26 mar (EFE).- O presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia), José Manuel Durão Barroso, parabenizou hoje Rússia e Estados Unidos pelo histórico acordo para a redução dos arsenais nucleares das duas partes.

EFE |

Durante discurso em Bruxelas, Barroso disse que "não poderia haver um sinal mais positivo para nossos esforços do que um acordo entre EUA e Rússia sobre um novo tratado de redução de armas nucleares".

"A UE apoia totalmente os esforços internacionais para a não-proliferação", afirmou Barroso, e acrescentou que, por esse motivo, "não hesitaremos em apoiar uma nova rodada de sanções contra o Irã caso continue ignorando as preocupações internacionais".

O novo tratado de desarmamento nuclear entre EUA e Rússia, que será assinado no dia 8 de abril em Praga, contempla a redução de aproximadamente 30% das ogivas nucleares das duas partes, que ficarão limitadas a 1.550 por país.

O acordo foi anunciado após uma conversa telefônica entre os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Rússia, Dmitri Medvedev. EFE rja/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG