vitória para a UE - Mundo - iG" /

Barroso diz que eleições são uma vitória para a UE

Bruxelas, 7 jun (EFE).- O presidente da Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), José Manuel Durão Barroso, considerou hoje que as eleições para o Parlamento Europeu representaram uma inegável vitória para os partidos que apoiam o projeto europeu.

EFE |

Além disso, os resultados favoráveis aos eurodeputados do grupo conservador Partido Popular Europeu-Democratas Europeus (PPE-DE) dão um novo impulso ao segundo mandato de Barroso, que mesmo assim também precisa do apoio dos social-democratas.

Por enquanto, português já conta com o respaldo de governantes socialistas como o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown.

Após as eleições europeias de hoje, a reação oficial de Barroso foi felicitar todos os partidos e candidatos que "apoiam o projeto europeu e que querem ver a UE responder a seus problemas cotidianos".

"As forças políticas que trabalharam de maneira construtiva com a Comissão durante a última legislatura ocuparão uma arrasadora maioria das cadeiras no próximo Parlamento Europeu", afirmou em comunicado.

Entretanto, Barroso também considerou que, em comparação com o pleito de 2004, as eleições mostraram que "não é o momento de ceder".

Por isso, pediu aos políticos, cujos debates "raramente" superam o nível nacional, que passem a se considerar também atores europeus.

Para o português, "a partir de hoje, a Europa deve demonstrar de novo aos eleitores que é capaz de oferecer resultados, e mostrar o caminho para superar a crise econômica e financeira". EFE met/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG