Barein diz que países do Golfo Pérsico apoiam diálogo Irã-EUA

Cairo, 7 jun (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores do Barein, xeque Khaled bin Mohammed al-Khalifa, disse que seu país e outros do Golfo Pérsico apoiam um diálogo entre Irã e Estados Unidos.

EFE |

Em entrevista publicada hoje pelo jornal árabe internacional "Al-Hayat", Khalifa insistiu em que este diálogo pode servir para "afastar da região o fantasma da guerra".

No entanto, o ministro disse que há "uma brecha grande" nas relações entre os países árabes e o Irã, e acrescentou que "é preciso trabalhar para fechá-la".

O alto funcionário bareinita destacou também que os países do Golfo Pérsico "não estão preocupados com um Irã nuclear", mas desejam uma região livre de armas nucleares. Estes países "querem uma relação clara com o Irã", acrescentou Khalifa.

Sobre a abertura de um diálogo entre Irã e Estados Unidos, o ministro afirmou que "dissemos (a ambos os países) que tenham sorte nos assuntos que preocupem os dois, mas, se querem tratar a segurança da região, que não falem de nossa parte. Este diálogo deve contar com todas as vozes". EFE hh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG