Barco com ajuda humanitária rompe bloqueio israelense e chega a Gaza

Um barco carregado com ajuda humanitária conseguiu chegar neste sábado pela manhã à Faixa de Gaza, rompendo pela quinta vez o bloqueio imposto por Israel a este território palestino, constatou um jornalista da AFP.

AFP |

O "Dignity", um barco de 20 metros que partiu sexta-feira do porto cipriota de Larnaca, está carregado com leite para recém-nascido e uma tonelada de medicamentos, informou o coordenador da campanha, Anjad Al Shawa.

O barco foi fretado por militantes pró-palestinos e entre as 17 pessoas que faziam parte da expedição, três eram libanesas, duas qatarianas e duas israelenses.

"A segurança israelense interceptou o barco no mar, realizou um controle de identidade, registrou o barco e deixou continuarmos a viagem a Gaza", explicou à AFP Aed Qahtany, membro de uma ONG do Qatar, uma das organizadoras da viagem.

Esta foi a primeira vez que um barco com tripulantes árabes rompeu o bloqueio israelense.

"Isto constitui um chamado a todos os árabes, tanto governos como povos, para vir imediatamente a GAza e romper o bloqueio", disse Nathalie Abu Shakra, uma militante libanesa.

Em dezembro, um barco líbio carregado de ajuda humanitária, foi interceptado quando se dirigia a Gaza e foi obrigado a voltar.

O bloqueio israelense, em vigor desde à tomada do poder em Gaza pelo movimento islamita Hamas, em junho de 2007, foi reforçado em novembro por causa do recrudescimento da violência.

str-cad/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG