Barco com 700 pessoas naufraga em meio a tufão nas Filipinas

Ao menos 155 pessoas morreram em conseqüência das tempestades provocadas pelo tufão Fengshen no centro e no sul das Filipinas nos últimos dias. Um barco que levava cerca de 700 pessoas naufragou neste domingo, o que pode elevar ainda mais o total de vítimas.

Redação com agências internacionais |

Com ventos de 120 quilômetros por hora, a tempestade se aproximou na madrugada deste domingo da capital, Manila, onde arrancou árvores e provocou a interrupção do fornecimento de eletricidade. A região mais afetada pelo tufão foi a província de Iloilo, cerca de 500 quilômetros ao sul da capital.

Até o início da tarde deste domingo, equipes de resgate haviam encontrado apenas três sobreviventes do barco que naufragou próximo à ilha de Sibuyan, na região central das Filipinas, após ser atingido pelas ondas altas provocadas pelo tufão Fengshen.


Tufão deixou ao menos 155 mortos nas Filipinas / Reuters

Mar revolto

Após enfrentar o mar revolto, uma embarcação da guarda costeira conseguiu finalmente chegar ao local do naufrágio na tarde deste domingo, mas não foram encontrados sinais de vida além dos três sobreviventes resgatados.

Quatro corpos foram encontrados por moradores da ilha de Sibuyan, que também relataram ter encontrado sapatos de crianças e coletes salva-vidas trazidos pelo mar.

Em outras regiões do país, inundações e deslizamentos de terra deixaram um rastro de destruição. Muitas pessoas morreram afogadas, e outras estão desaparecidas ou desabrigadas após inundações terem destruídos vilas inteiras.

Alerta máximo

As Forças Armadas começaram a fazer estoque de arroz e material de emergência, e os hospitais se encontram em estado de alerta máxima.

A cada ano, as enchentes e deslizamentos de terras durante a temporada de chuvas causam dezenas de mortos nas Filipinas.

Em 2006, quatro tempestades de intensidade incomum alagaram várias regiões de Luzon com enchentes que deixaram mais de 1.300 mortos, quase três milhões de desabrigados e meio milhão de casas destruídas.

As Filipinas são um dos países mais atingidos por tufões no mundo, com uma média de mais de 20 a cada ano.

Leia mais sobre: Filipinas

Com AP, AFP e BBC

    Leia tudo sobre: tufão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG