Barak chega aos EUA para discutir ameaça nuclear iraniana e processo de paz

Jerusalém, 23 fev (EFE).- O ministro de Defesa de Israel, Ehud Barak, visita a partir de hoje os Estados Unidos para discutir com as autoridades americanas a ameaça nuclear iraniana e o estagnado processo de paz com os palestinos.

EFE |

Durante sua visita, Barak se reunirá com seu colega americano, Robert Gates; com a secretária de Estado, Hillary Clinton, e com representantes do Exército americano, além de manter um encontro com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, informou à agência Efe o escritório de informação do Ministério da Defesa.

Segundo indica hoje o diário israelense "Ha'aretz", Barak examinará com autoridades americanas a possibilidade de retomar o diálogo de paz com os palestinos, além da ameaça nuclear iraniana e as implicações que ela traz para as relações do Estado judeu com seus vizinhos.

Israel reivindica há meses à comunidade internacional que imponha severas sanções a Teerã para impedir que continue avançando com seu programa nuclear.

Com Ban Ki-moon, Barak tratará sobre o Relatório Goldstone, aprovado pela Assembleia Geral da ONU, que acusa a Israel e o movimento islamita palestino Hamas de crimes de guerra durante a ofensiva militar israelense contra Gaza em janeiro de 2009, na qual morreram mais de 1.400 palestinos (a maioria civis) e 13 israelenses.

O ministro permanecerá nos EUA até o próximo domingo. EFE aca/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG