Barak afirma que EUA se opõem a ataque israelense contra o Irã

O ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, afirmou nesta quarta-feira que os Estados Unidos se opõem no momento a um ataque de Israel às instalações nucleares do Irã.

AFP |

"Os norte-americanos não estão dispostos a nos deixar atacar o Irã", declarou Barak à rádio do Exército israelense, que o perguntou a respeito da possibilidade caso o Irã mantenha seu programa nuclear.

"Por enquanto, é necessário que o processo diplomático progrida, mas há muitas opções. Israel é um país forte, e é melhor não falar disto", acrescento.

O jornal Haaretz indicou nesta quarta-feira que os Estados Unidos rejeitaram recentemente um pedido de ajuda militar apresentado por Israel para melhorar sua capacidade de intervenção contra as instalações nucleares do Irã.

Segundo esse diário, que não cita fontes, os norte-americanos interpretaram essa solicitação, "apresentada e rechaçada no mais alto nível", como um sinal de que Israel está muito adiantado em seus preparativos para um ataque.

De acordo com o Haaretz, os norte-americanos advertiram Israel de que uma ação desse tipo prejudicaria seus interesses, mas pediram para serem advertidos caso se concretize.

chw/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG