Barack Obama vira professor na Turquia

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se transformou nesta terça-feira em Istambul em professor de um grupo de estudantes procedentes de diversas regiões da Turquia, em uma aula para explicar a política americana em temas variados, das armas nucleares ao aquecimento global.

AFP |

"Alguns pensam que os Estados Unidos são um país egoísta", declarou Obama, que pediu aos estudantes presentes no centro cultural de Tophane que desconfiem de coisas que escutam sobre seu país.

Após uma breve introdução, o professor Obama passou a responder as perguntas, feitas em inglês e em turco, traduzidas por um intérprete.

O que o senhor vai fazer para lutar contra o aquecimento global?, É a favor da paz no mundo?, Por quê defende a adesão da Turquia à União Europeia?: estas foram algumas perguntas feitas ao presidente americano.

Sobre a adesão da Turquia à UE, Obama respondeu que "Nicolas Sarkozy é um bom amigo e um bom aliado", mas que o fato dos Estados Unidos não integrarem a UE não significa que não tenham nada a dizer a respeito.

Obama apoiou com veemência a candidatura turca à UE nos últimos dias.

ms/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG