Barack Obama vai conhecer programa de UPPs no Rio de Janeiro

Além de sua equipe pessoal de segurança, presidente dos EUA terá apoio de policiais federais, estaduais e Forças Armadas

iG Rio de Janeiro |

AP
Barack Obama ganha beijo da mulher, Michelle, que ó acompanhará em visita ao Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai visitar uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), provavelmente a da favela Santa Marta, em sua primeira visita ao Rio de Janeiro, em 20 de março. Ele também deve ir ao Theatro Municipal, onde fará um discurso.

Equipes do presidente Obama – uma precursora e outra avançada – já estiveram em três UPPs (além da Santa Marta, Cidade de Deus e Chapéu Mangueira) para avaliar as condições de segurança dos locais.

Por parte das autoridades brasileiras, o acompanhamento da comitiva será feita pelo setor de segurança de dignitários da Delegacia de Defesa Institucional (Delinst). Militares da Marinha e do Exército devem participar no apoio ao esquema de proteção a Obama, que pode contar com apoio de viaturas e barcos.

As UPPs, principal programa de segurança pública do Estado do Rio, são vistas como um programa modelo e acompanhadas de perto pelas representações dos EUA no país, em especial a Santa Marta, a primeira unidade a ser inaugurada.

Em março do ano passado, o secretário de Habitação e Desenvolvimento dos EUA visitou a favela para conhecer o projeto, acompanhado do embaixador Thomas Shannon e do cônsul-geral no Rio, Dennis Hearne, além do secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame.

Com experiência no Afeganistão, onde atuou em uma base militar por dois anos, Hearne tem interesse pelo tema e costuma receber em sua residência, em eventos, o comandante das UPPs, Robson Rodrigues. Os EUA estudam apoio financeiro ao programa.

    Leia tudo sobre: ObamaprogramaUPPsvisitar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG